SiSU, Vestibular e Processo Seletivo para Estudantes Indígenas



A UFRGS publicou na quarta-feira, 8 de março, os editais de chamamento para ocupação de vagas remanescentes do Vestibular, do SiSU e do Processo Seletivo Específico para Ingresso de Estudantes Indígenas. Todas as vagas são para ingresso no primeiro semestre de 2017. As próximas chamadas do SiSU e do Vestibular estão previstas para o dia 15 de março.

Os candidatos classificados devem ficar atentos às etapas de matrícula:
Primeira etapa para os ingressantes via SiSU e Vestibular:
Envio de toda a documentação, conforme as orientações do Manual do Candidato (Vestibular) e Termo de Adesão (SiSU), até as 23h59 do dia 12 de março, domingo, exclusivamente, via Portal do Candidato. Os documentos devem ser remetidos nos formatos pdf ou jpeg, de modo que os dados estejam legíveis.
O Portal do Candidato tem um espaço para envio da Documentação Acadêmica e um para envio da Documentação Socioeconômica. A documentação acadêmica é comum para todos os classificados. Já a documentação socioeconômica é solicitada apenas dos candidatos classificados para as vagas reservadas da Política de Ações Afirmativas da modalidade L1 e L2, que devem comprovar a condição de renda. Os formulários referentes à documentação acadêmica podem ser consultados em http://www.ufrgs.br/prograd/ingresso-cv-sisu/formularios-sisu-cv e os de documentação socioeconômica podem ser consultados em http://www.ufrgs.br/prae/analise.
Quem não dispõe de scanner ou máquina fotográfica digital e computador com acesso à internet pode usar os equipamentos do Decordi (Av Paulo Gama, 110, Anexo 1 da Reitoria – Campus Centro).
A documentação só é considerada enviada quando o candidato visualizar na tela o “Comprovante de envio de documentação via Portal do Candidato”, contendo a listagem de todos os arquivos enviados. O candidato que não completar todo o processo de envio da documentação até o prazo limite definido pela UFRGS perderá a vaga.
No Portal do Candidato, há um tutorial com explicações detalhadas para orientar o envio dos documentos.
O candidato classificado deverá acompanhar a homologação dos documentos enviados pelo Portal do Candidato, pois pode ser necessária a complementação de sua documentação. Este acompanhamento é muito importante para evitar a perda da vaga. É obrigação do candidato acessar a aba “Resumo da Avaliação/Relatório de Pendências” do link “Documentação”. Quando houver alguma pendência, aparecerá na tela em vermelho o que deve ser corrigido pelo candidato e será informado um prazo máximo para solução. Quando o parecer da Avaliação for “Não Homologado”, nas etapas Acadêmica e/ou Socioeconômica, o candidato poderá interpor recurso, pelo Portal do Candidato, dentro do prazo informado.

Segunda etapa:
Esta é a fase de efetivação da matrícula, que acontece presencialmente na Comissão de Graduação – Comgrad, na Unidade Acadêmica do curso para o qual o candidato foi classificado. Será no dia 24 de março, entre 9h da manhã e meio-dia e das 14h às 17h, para os que tiverem toda a documentação homologada até o dia 22 de março. Cabe ao classificado acompanhar o andamento do processo de análise dos documentos no Portal do Candidato.
Nesta etapa presencial, todos precisarão apresentar RG e os documentos escolares originais enviados pelo Portal do Candidato. Os selecionados para vagas destinadas a estudantes pretos, pardos e indígenas deverão ratificar a opção feita por ocasião da inscrição no Vestibular 2017, assinando a autodeclaração étnico-racial diante da Comgrad.
Dúvidas que não forem resolvidas após a leitura atenta do Manual do Candidato (Vestibular) e do Termo de Adesão (SiSU), podem ser encaminhadas para:
Dúvidas sobre documentação acadêmica: e-mail: academica@ufrgs.br ou telefones 51 3308.3251 e 3308.4105
Dúvidas sobre documentação socioeconômica: e-mail: duvidascvsisu2017@ufrgs.br ou telefone 51 3308.4800
Outras dúvidas em relação ao ingresso 2017: e-mail decordi@decordi.ufrgs.br ou telefone 51 3308.4994
Calouros podem consultar respostas a dúvidas frequentes na matrícula

Processo Seletivo Específico para Ingresso de Estudantes Indígenas
Os candidatos classificados pelo Processo Seletivo Específico para Ingresso de Estudantes Indígenas deverão comparecer na próxima terça-feira, 14 de março, às 9 horas, na  Coordenadoria  de Ações  Afirmativas (CAF), no segundo andar da Reitoria, com a documentação constante no edital de chamamento. No mesmo dia, os candidatos que tiverem a documentação homologada realizarão a matrícula  presencial na Comissão  de  Graduação  do  Curso.