Orientações de matrícula dos calouros 2017




 É preciso ficar de olho nas etapas da matrícula. O processo de ocupação da vaga ocorre em duas etapas:

- PRIMEIRA ETAPA:

Candidatos selecionados no terceiro chamamentos: envio de toda a documentação, conforme as orientações do Manual do Candidato, das 8h do dia 8 às 23h59min do dia 10, exclusivamente, via Portal do Candidato. Os documentos devem ser remetidos nos formatos pdf ou jpeg, de modo que os dados estejam legíveis.
O Portal do Candidato tem um espaço para envio da Documentação Acadêmica e um para envio da Documentação Socioeconômica. A documentação acadêmica é comum para todos os classificados. Já a documentação socioeconômica é solicitada apenas dos candidatos classificados para as vagas reservadas da Política de Ações Afirmativas da modalidade L1 e L2, que devem comprovar a condição de renda. Os formulários referentes à documentação acadêmica podem ser consultados em http://www.ufrgs.br/prograd/ingresso-cv-sisu/formularios-sisu-cv e os de documentação socioeconômica podem ser consultados em http://www.ufrgs.br/prae/analise.
Quem não dispõe de scanner ou máquina fotográfica digital e computador com acesso à internet pode usar os equipamentos do Decordi (Av Paulo Gama, 110, Anexo 1 da Reitoria – Campus Centro).
A documentação só é considerada enviada quando o candidato visualizar na tela o “Comprovante de envio de documentação via Portal do Candidato”, contendo a listagem de todos os arquivos enviados. O candidato que não completar todo o processo de envio da documentação até o prazo limite definido pela UFRGS perderá a vaga.
No Portal do Candidato, há um tutorial com explicações detalhadas para orientar o envio dos documentos.
O candidato classificado deverá acompanhar a homologação dos documentos enviados pelo Portal do Candidato, pois pode ser necessária a complementação de sua documentação. Este acompanhamento é muito importante para evitar a perda da vaga. É obrigação do candidato acessar a aba “Resumo da Avaliação/Relatório de Pendências” do link “Documentação”. Quando houver alguma pendência, aparecerá na tela em vermelho o que deve ser corrigido pelo candidato e será informado um prazo máximo para solução. Quando o parecer da Avaliação for “Não Homologado”, nas etapas Acadêmica e/ou Socioeconômica, o candidato poderá interpor recurso, pelo Portal do Candidato, dentro do prazo informado.

- SEGUNDA ETAPA:

Esta é a fase de efetivação da matrícula, que acontece presencialmente. Para os candidatos classificados para ingresso no primeiro semestre (2017/1) esta fase ocorrerá entre os dias 21 e 23 de fevereiro, conforme a faixa de horário de cada estudante, que será publicada no site da UFRGS a partir das 17h do dia 17 de fevereiro. Os candidatos classificados para o segundo semestre (2017/2) terão a etapa de matrícula presencial entre os dias 04 e 06 de julho.
Esta etapa ocorre na Comissão de Graduação – Comgrad, na Unidade Acadêmica do curso para o qual o candidato foi classificado.
Todos os calouros precisarão apresentar RG e os documentos escolares originais enviados pelo Portal do Candidato. Os selecionados para vagas destinadas a estudantes pretos, pardos e indígenas deverão ratificar a opção feita por ocasião da inscrição no Vestibular 2017, assinando a autodeclaração étnico-racial diante da Comgrad.
Outras informações sobre esta etapa serão divulgadas em data mais próxima do período de matrícula presencial.
Dúvidas que não forem resolvidas após a leitura atenta do Manual do Candidato, podem ser encaminhadas para:

Dúvidas sobre documentação acadêmica: e-mail: academica@ufrgs.br ou telefones 51 3308.3251 e 3308.4105
Dúvidas sobre documentação socioeconômica: e-mail: duvidascvsisu2017@ufrgs.br ou telefone 51 3308.4800
Outras dúvidas em relação ao ingresso 2017: e-mail decordi@decordi.ufrgs.br ou telefone 51 3308.4994


Os boletins de desempenho dos candidatos estão disponíveis no Portal do Candidato.

http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/divulgado-o-listao-do-vestibular-2017