UFRGS divulga edital do Vestibular 2015

A UFRGS divulgou o edital do Concurso Vestibular 2015 para provimento de 3.996 em 90 cursos de graduação. A oferta corresponde a 70% das vagas de ingresso na Instituição, as demais 30% serão providas via Sistema Unificado de Seleção Universitária (SiSU).
As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet no sitewww.vestibular.ufrgs.br, da zero hora do dia 15 de setembro até as 23h59 do dia 13 de outubro. O valor da inscrição é de R$ 110,00. Em relação ao ano anterior, a novidade é a oferta de 126 vagas no curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, com aulas no Campus Litoral Norte.
As provas serão realizadas dias 4, 5, 6 e 7 de janeiro nas cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves e Imbé/Tramandaí. São aplicadas questões das seguintes áreas do conhecimento: Física, Literatura de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna; Língua Portuguesa e Redação; Biologia, Química e Geografia; e História e Matemática.
No momento da inscrição, o candidato pode optar por utilizar ou não a nota da prova objetiva do ENEM realizado em 2014 no cômputo de seu argumento de concorrência. O manual do candidato estará disponível para download a partir do dia 15 de setembro, no site do Vestibular.
O programa de Ações Afirmativas da UFRGS reserva no mínimo 40% das vagas em todos os cursos para estudantes oriundos de escolas públicas, de acordo com autodeclaração étnico-racial e faixa de renda (conforme edital). Ao todo, são 1.637 reservadas e 2.359 de acesso universal. Os documentos necessários para comprovações no caso dos candidatos optantes pelas vagas reservadas encontram-se especificados no edital.
Como são as cotas na UFRGS? Quantas vagas são oferecidas em cada modalidade?
O percentual de 40% de vagas reservadas às Ações Afirmativas destina-se exclusivamente a egressos do ensino médio no sistema público, de acordo com as seguintes categorias:
Ra) candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita, 420 vagas.
Rb) estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita, com registro de autodeclaração étnico-racial (preto, pardo ou indígena), 450 vagas;
Rc) candidatos com renda familiar bruta superior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita, 379 vagas;
Rd) alunos autodeclarados e com renda familiar bruta superior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita, 388 vagas.